Efeméride de Anton Chekhov


chekhov
Anton Chekhov
Escritor russo, nascido a 29 de Janeiro de 1860 e falecido a 15 de Julho de 1904, Anton Chekhov (ou Tchekhov) estudou Medicina, profissão que exerceu esporadicamente. Dedicando-se em pleno à sua actividade de escrita, demonstrou nos seus contos um grande respeito pela verdade humana e artística, bem como um sentido de humor muito particular.
A nível da sua produção dramática, notabilizou-se pela incorporação de um certo realismo na encenação russa. De entre as suas peças teatrais destacam-se: Ivanov, A Gaivota, O Tio Vania, As Três Irmãs e O Cerejal, na qual apresenta um retrato fiel da decadente aristocracia rural russa. No âmbito do romance, são dignas de nota as narrativas: História Melancólica, A Feiticeira e A Estepe.
A obra literária de Chekhov, embora abrangendo diferentes géneros, é plena de humor e pessimismo, e profundamente crítica da sociedade do seu tempo. Os humildes, as paisagens desoladas, os sentimentos doces e poéticos, sempre perpassados por uma plácida amargura, encontram neste autor um cronista de exceção.