A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Festival TODOS – Caminhada de Culturas 2015

Setembro 10, 2015 - Setembro 13, 2015

Gratuito

festival todos 2015

Na sua 7ª edição, o Festival TODOS – Caminhada de Culturas encontra a Colina de Santana. Migrante na própria cidade, o TODOS desloca-se, a cada três anos, para um novo bairro lisboeta. Promovendo o valor da Interculturalidade junto de todos aqueles que vivem e trabalham em Lisboa, propõe, através da convivialidade entre pessoas de diversas origens culturais, sociais, económicas e geracionais, um novo rosto colectivo para cada bairro. Depois do Martim Moniz, Intendente e Mouraria; depois do Poço dos Negros, Santa Catarina e São Bento, chegamos à Colina de Santana. Venha descobri-la connosco, e viajar pelo mundo sem sair de Lisboa!

Iniciada a aventura de visitar e estudar a Colina de Santana com os olhos da interculturalidade, percebemos que o tempo aqui desenhou um mapa complexo de culturas. Olhando de frente o presente, descobrimos nas vilas operárias, espaços no limbo de uma vida desaparecida, comunidades asiáticas, africanas e de leste resguardando-se em casinhas de bonecas envelhecidas, separadas por ruas exíguas. Aqui, um português casado com uma senhora do Cazaquistão – cuja filha tem pai russo -, partilha paredes com um casal da República Dominicana, duas famílias da Índia e um casal ucraniano. Correm os dias longos entre o comércio, a construção civil e o trabalho doméstico. Ao fundo da rua, uma população portuguesa de idade mistura-se com casais novos de diversas origens e crianças que enchem de som os prédios. Na esquina, famílias ciganas vindas da Roménia representam, para a vizinhança, “o receio da rua”. Olhando para trás, as ruas, praças e edifícios da Colina de Santana contam-nos como a cultura religiosa desaguou na cultura científica e no grande campo da saúde pública, com a transformação de conventos em centros de investigação médica e em centros hospitalares. Olhando para debaixo dos nossos pés, chegamos à Idade Média e encontramos um Campo que foi o curral da cidade, depois Praça de Touros, e por fim um jardim de fruição pública!

A carreira medieval dos animais rumo ao matadouro fez-se lugar de treino de cavalaria dos nobres e é hoje Av. Gomes Freire; o Paço da Rainha D. Catarina de Bragança é agora espaço de formação militar; o Dr. Sousa Martins, médico popular do séc. XIX, vive ainda como figura mítica da fé de muitos.

Esta é uma Colina habituada, pois, a contaminações, equilíbrios e transformações sucessivas, um Lugar de Tempos e Vontades.

E assim, em diálogo com a vida do bairro, construímos uma programação artística e cultural a passo e paço! Pensada e organizada num espaço de Contaminações.

No coração do Festival, está o Jardim do Campo Santana, com os seus recém inaugurados lagos e sonoros animais. Transformado num lugar de estar, povoado de casas imaginadas, embarcações de papel, vozes que viajam pela cidade, comidas de todos os continentes.

 

 

Programação em pdf do Festival todos aqui 

Detalhes

Início:
Setembro 10, 2015
Fim:
Setembro 13, 2015
Custo:
Gratuito
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,
Site:
https://www.facebook.com/festival.todos

Organizador

Todos Caminhada de Culturas
Email:
festival.todos@gmail.com
Site:
http://www.festivaltodos.com

Local

Campo dos Mártires da Pátria
Campo dos Mártires da Pátria, 35
Lisboa , 1150-225 Portugal
+ Mapa do Google
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com